quinta-feira, 12 de agosto de 2010

As Mídias no Contexto Escolar

As escolas, de modo geral, estão buscando preparação para a utilização das mídias na educação, investindo em formação continuada de professores através de cursos presenciais e a distância. Equipando o ambiente escolar ao transformar salas de aula tradicionais em laboratórios de informática e outros ambientes, em sala da TV escola ou em laboratórios multidisciplinares de química, física, biologia e matemática. Com isso, adapta a escola para propiciar acesso e qualidade no uso das mídias em sala de aula.

Vários fatores podem está contribuindo para colaborar com a preparação dos professores no manuseio e na aplicabilidade desses recursos dentro da escola: um ambiente apropriado (sala de multimídia, biblioteca, sala de leitura, laboratórios); o investimento em cursos de formação continuada para a atualização desses profissionais no acesso à informação, ao conhecimento e ao manuseio das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).

A acessibilidade às mídias e tecnologias permitirá o manuseio, a criatividade na utilização desse recurso, a percepção sobre a necessidade de conhecimento, de planejamento e de organização, propiciando oportunidades para a ressignificação desses recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.

A aplicabilidade das TICs favorecerá o investimento no ambiente escolar, possibilitando a construção de projetos educativos que desenvolvam a autonomia dos alunos enquanto sujeitos de sua aprendizagem, bem como, favorecerá a interação entre alunos e professores na operacionalização de uma aula dinâmica e participativa, com o uso da escrita, da oralidade, do som e da imagem estática ou não. Substratos oferecidos pelas mídias que irão enriquecer o trabalho de professores e alunos no chão da escola.

O papel dos administradores nesse processo educativo é fundamental, pois como principal mediador poderá possibilitar o acesso de professores e alunos na utilização das mídias e tecnologias dentro da escola: garantir a freqüência aos cursos de atualização, através da formação continuada de professores; ou mesmo trazer esses cursos para dentro das escolas (nas formações em serviço); promover programas de integração entre a escola e a comunidade e entre a escola e o centro de formação de professores, propiciando a construção do conhecimento, a cultura de estudo e socialização de vivências pedagógicas entre os educadores, os projetos de leitura, a contextualização com a introdução do jornal, das revistas, do rádio, da tv e da internet na escola.

Democratizar o acesso à informação e ao conhecimento no contexto escolar apresenta-se como o novo desafio para a educação (para aqueles que se predispõem a lidar com a educação) e, ao mesmo tempo, é uma nova maneira de articular o aluno, o professor, a informação e o conhecimento.

Autoria: Edvânia Santos Correia. Professora graduada em Ciências Biológicas/UFAL, pós-graduanda em Mídias na Educação que atua com o Processo de Formação Continuada de Professores pelo GFM/SEMED e com o ensino de Biologia e Ciências Naturais.

4 comentários:

  1. Olá, Márcia!
    Muito bom o assunto que você escolheu para o TCC, pois se faz urgente a transformação das estruturas das escolas e dos professores em formações continuadas com relação às TIC.
    Em pleno século XXI, a escola não pode ficar fora da alta tecnologia que envolve o mundo globalizado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliza!
    Obrigada pelo comentário!
    Escolhi trabalhar “O uso pedagógico de mídias na escola” porque sempre tive dificuldades em usar pedagogicamente as mídias e percebo que muitos colegas também apresentam o mesmo problema. Dessa forma me sentirei preparada para atuar como mediadora do processo de ensino/aprendizagem e poderei transmitir os meus conhecimentos para eles. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Márcia,
    Parabéns!!!!
    Pelo que percebir escolhemos o mesmo tema e isso significa que teremos muita figurinha pra trocar. Estamos vivenciando uma era de grandes mudanças, mas estas na Educação aconteçe muito devagar devido a diversas dificuldades e entre elas o uso pedagógico das mídias e muitos professores deixam de fazer uso por não ter fluência tecnológica que atualmente é impresidivel ao profissional atual, sucesso. Bjssss.

    ResponderExcluir
  4. Olá Alex Sandra!

    Com certeza iremos trocar muitas ideias. O professor precisa ter fluência tecnológica para obter sucesso no processo de ensino/aprendizagem e não ser descartado. Escolhemos um ótimo tema.

    Bjs

    ResponderExcluir